BUDISMO E MALHAÇÃO NA ACADEMIA

Atualizado: 12 de Jul de 2019



BUDISMO – UM TREINAMENTO PROGRESSIVO


Quando alguém se matricula em uma academia, para malhar, não espera que vá levantar “toneladas”, nem se tornar um halterofilista em uma semana, nem mesmo em um mês ou até um ano… As primeiras semanas serão sempre doloridas, difíceis, talvez até deem vontade de nunca mais entrar numa academia! Mesmo assim, pessoas no mundo todo insistem, persistem e continuam a correr atrás do físico ideal, a ponto de, “de repente”, sentirem falta se passarem um único dia sem ir à academia.


Quem malha, não consegue entender como tanta gente pode ser obeso, se enchendo de comida de má qualidade e passando o dia todo em frente a TV, sem qualquer queima de calorias… Parece impossível que certas pessoas não vejam a necessidade do exercício, não entendam que estão fazendo mal a si mesmas.

Um monge buddhista (budista), é alguém que decidiu, após muita observação, estudo e experiência própria, se dedicar integralmente ao estudo e prática do Ensinamento do Buddha (Buda). Assim, como um personal trainer, após se dedicar ao estudo na Faculdade de Educação Física, resolve ganhar a vida ajudando às pessoas em seus exercícios para um corpo melhor e mais saudável.


O Buddhismo (Budismo) é um TREINAMENTO que nós monges nos dedicamos a apresentar e orientar a quem estiver interessado, da mesma forma que o personal trainer faz com quem procura uma academia. A diferença entre nós monges e os personal trainers é que nos preocupamos única e exclusivamente com o TREINAMENTO MENTAL, não necessariamente fazendo diferença que tipo físico quem nos procura tem. Mesmo assim, nossa responsabilidade é enorme, porque treinar a mente de alguém, seguindo o rígido programa que o Buddha nos passou, é bem mais complicado e difícil que transformar um obeso em um modelo de corpo perfeito!


O Buddha desenvolveu seu método de treinamento, que ele mesmo passou e foi bem sucedido, em três etapas, tecnicamente chamadas de SILA, SAMÁDHI e PAÑÑA. Sila é a moralidade, a ética, a prática de boas ações, corretas, dignas, de acordo com a moral e na busca da perfeição… A prática de SILA é a etapa inicial, como para quem está na academia, levantar pesos leves e fazer pequenas séries de exercícios é o início do treinamento físico. Na prática de Sila, é necessário abrir mão de vários hábitos errados que as pessoas nem notam que têm! Falar palavrões, dizer coisas sujas, ingerir álcool, fumaça de cigarro e outras drogas… São coisas diretamente ligadas à impureza da mente, ao vício, à sujeira na fala e nos pequenos atos do dia a dia, que, se acumulando, se tornam um bloqueio para a Purificação Mental que o Buddha nos propôs!


Para alguém ter sucesso no treinamento na academia, é necessário abrir mão, ou, pelo menos reduzir gradativamente, o consumo de refrigerantes e cerveja, por exemplo. Evitar carboidratos e doces… Não se pode imaginar que alguém saia da academia direto para um rodízio de pizza regado a cerveja! É preciso força de vontade e estar SEMPRE ATENTO para o que vai comer e beber, além da prática na academia, manter uma vida saudável etc. Da mesma forma, o Treinamento do Buddha, estabelece que temos que manter a ATENÇÃO PLENA: O que ando dizendo? O que tenho feito de boas ações? Como tenho ocupado meu tempo? Com quem tenho andado – companhias boas e saudáveis, ou gente que me puxa para baixo e me leva a fazer tolices? Além desse questionamento constante, desse desenvolvimento da atenção a tudo o que fazemos, é muito importante a prática da MEDITAÇÃO FORMAL, aquela em que nos sentamos para especificamente, meditar! A essa importante etapa do Treinamento da Purificação Mental, ao qual chamamos de BUDDHISMO, o Buddha chamou tecnicamente de SAMADHI. Sila, nos leva a Samádhi e Samádhi reforça Sila, portanto, uma completa a outra e têm que ser praticadas juntas, sem preguiça, sem negligência!


Praticando Sila e Samádhi, é uma consequência natural alcançarmos PAÑÑA. A palavra significa Sabedoria. Pañña é o conhecimento sem dúvidas, sem distorções, das coisas como elas realmente são!


Quando vemos as coisas como elas são e não do jeito que imaginamos, ou gostaríamos que elas fossem, a realidade dos fatos se apresenta, automaticamente, diante de nós. Isso restringe nossas expectativas, desfaz nossas ilusões, não nos deixa acreditar em coisas que não são possíveis de acontecer… Assim e – só assim – evitamos a inquietação mental, o sofrimento! Ao dizermos que o Buddhismo é um Caminho seguro para pararmos de ter todo tipo de inquietação mental, é assim que o treinamento funciona! Purificamos nossa mente, mudando nossos hábitos, deixando de lado o que é sujo, vulgar, intoxicante, impuro e substituímos estas coisas por virtude, moralidade, pureza, ética… Nos mantemos atentos para não termos recaídas, para não voltarmos ao que éramos antes e, quanto mais agimos assim, mais desenvolvemos SABEDORIA que, por sua vez, nos dá mais certeza de estarmos agindo corretamente e progredindo, tornando nossas vidas cada vez melhores!


Pensem a repeito disso… Reflitam! Questionem a si mesmos sobre esse método que o Buddha nos ensinou! Buddhismo não é , não é só acender velas ou varetas de incenso diante de uma imagem, muito menos pedir coisas a ela, achando que vamos ser atendidos! É um Treinamento Mental, sério, eficiente e confiável.


Gostaria muito de ler comentários e perguntas sobre esta postagem… Afinal, este site tem por objetivo ajudar a todos os interessados em se tornarem pessoas melhores!


Fiquem todos em Paz e protegidos!


Wù Hǎi Shīfù

0 visualização

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram