CHOCOLATE E BUDISMO? • CHOCOLATE AND BUDDHISM

Atualizado: 5 de Nov de 2020



Sukhí Hôtu!

English Version Below


Principalmente aqui no Brasil e no Ocidente, de modo geral, as pessoas não conhecem a rotina da vida monástica dentro da Tradição Theravada. Muita gente não sabe, por exemplo, que nós monges, desde o tempo do próprio Buddha, devemos mendigar nosso próprio alimento, saindo bem cedo, descalços, levando nossas tigelas para, caminhando pelas ruas, recebermos a doação de comida que as pessoas, esperando nas portas de suas casas, nos oferecem.


Na verdade, essa ronda em busca de alimento, é um ritual importantíssimo, chamado PINDABÁTA, que deve ser praticado seguindo regras rígidas de silencio absoluto, olhar mantido no chão o tempo todo, velocidade baixa e constante e atenção plena na respiração enquanto caminhamos. Pindabáta não é um “passeio matinal” nem uma caminhada para pedir comida – não pedimos nada! Apenas caminhamos e, se houver pessoas à espera da passagem de nós monges, recebemos o que elas doarem, sem dizer nada, sem pedir nem agradecer. Simplesmente recebemos. Nem ao menos podemos olhar no rosto de quem está doando! Levantar a tampa da tigela, receber o alimento, fechar a tigela e seguir adiante. Se não houver, durante toda a ronda, qualquer pessoa que nos doe algo, voltamos para o Templo e ficamos sem comida ou temos que nos virar comendo biscoito ou qualquer outra coisa que, por acaso, tenha sobrado!


A regra é bem clara: Devemos comer entre o nascer do Sol e o meio-dia. Após o meio-dia, só podemos fazer qualquer refeição em caso de doença, quando a regra é flexibilizada, já que o doente precisa se alimentar bem. Mas, e se a fome for muita por termos coletado pouco ou quase nenhum alimento? Realmente temos que sentir o desconforto da fome até o nascer do Sol no dia seguinte? Não seria errado fazer isso, já que o Buddha sempre foi contra a prática de regras radicais e que causem sofrimento? Nos casos em que estamos realmente com muita fome, a ponto de no perturbar a prática do estudo ou da meditação, há alguns alimentos que podem nos ajudar e são permitidos para consumo, às 17 horas.


Pequenos pedaços de CHOCOLATE AMARGO (sem leite!!), CUBINHOS DE QUEIJO BRANCO, PASSAS ou outras frutas desidratadas, YOGURTE e CHÁ SEM AÇÚCAR são os alimentos que nós monges podemos consumir quando a refeição antes do meio-dia não foi suficiente para saciar a fome.

Claro que, na época do Buddha, o CHOCOLATE AMARGO não existia e esse item foi adicionado na era moderna, mas, todos os demais alimentos já existiam na região onde o Buddha viveu e ele, com sua Sabedoria de um homem totalmente Iluminado, escolheu esses alimentos permitidos por uma boa razão. São alimentos que têm uma certa acidez que, ao chegarem ao estômago, combate a sensação de acidez do próprio estômago, “enganando” a sensação de fome. Assim, embora alguns pedacinhos de chocolate amargo e os outros alimentos não matem a fome, pelo menos eliminam a má sensação, ajudando nós monges a aguentarmos a falta de alimento até o dia seguinte.


Claro que a prática de PINDABÁTA e todas essas regras que eu, como todos os monges, segui durante os anos que morei na Ásia, não são possíveis de se aplicar no Brasil. Pela mentalidade do brasileiro, ninguém vai preparar comida para mim e me esperar na porta de casa para doar quando eu caminhar pelas ruas. Infelizmente, desde que voltei para o Brasil, nunca pude contar com esse tipo de doação e tenho que me conformar em comprar alimentos, cozinhar e me alimentar do jeito que posso. Além disso, a prática de PINDABÁTA é exclusiva da Tradição Theravada, que é a única que segue os Ensinamentos Originais do Buddha, exatamente do modo como ele viveu e nos orientou. O Buddhismo Chinês, o Buddhismo Japonês (Zen, por exemplo) e as Tradições do Buddhismo Tibetano, são muito distantes da verdade ensinada pelo Buddha e, portanto, não seguem essa regra de coletar alimento e não comerem após o meio-dia. Mesmo assim, fica a dica para quem desejar doar alimentos a um Templo da Tradição Theravada – barras de chocolate amargo, assim como os outros itens que mencionei, podem parecer pouco, mas são de grande utilidade para os monges que tentam manter a regra de não se alimentarem após o meio-dia.


Fiquem todo em Paz e protegidos!





CHOCOLATE AND BUDDHISM


Mainly here in Brazil, my homecountry and in the West, in general, people do not know the routine of monastic life within the Theravada Tradition. Many people do not know, for example, that we monks, since the time of the Buddha himself, must beg for our own food, leaving very early, barefoot, taking our bowls to, walking through the streets, to receive the food donation that people, waiting at the doors of their homes, offer us.

In fact, this almsround in search for food, is a very important ritual, called PINDABÁTA, which must be practiced following strict rules of absolute silence, staring at the ground all the time, low and constant speed and mindfulness while breathing as we walk. Pindabáta is not a “morning walk” or a walk to order food - we don't ask for anything! We just walk and, if there are people waiting for us monks to pass, we receive what they donate, without saying anything, without asking or thanking. We simply receive whatever is give to us. We can't even look at the donor's face! We just lift the lid of the bowl, receive the food, cover the bowl again and move on. If, during the entire round, there is no one to donate something to us, we go back to the Temple and run out of food or we have to eat cookies or anything else that happens to be available!

The rule is very clear: We are allowed to eat ony between the sunrise and noon. After noon, we can only eat any meal in case of illness, when the rule is relaxed, since the patient needs to eat well in order to recover. But what if a monk is really hungry because not enough food was collected or almost no food at all? Do we really have to feel the discomfort of hunger until sunrise the next day? Wouldn't it be wrong to do this, since the Buddha always was against the practice of radical rules that cause suffering? In cases where we are really hungry, to the point of disturbing the practice of study or meditation, there are some foods that can help us and are allowed for consumption, at 5 pm.

Small pieces of BITTER CHOCOLATE (without milk!!), WHITE CHEESE CUBES, Raisins or other dehydrated fruits, YOGHURT AND SUGARFREE TEA are the foods that monks can consume when the meal before noon was not enough to satiate the hunger.

Of course, at the time of the Buddha, BITTER CHOCOLATE did not exist and this item was added in the modern era, but all other foods already existed in the region where the Buddha lived and he, with his Wisdom of a fully Enlightened man, chose these foods allowed for a good reason. They are foods that have a certain acidity that, when they reach the stomach, combats the feeling of acidity in the stomach itself, “tricking” the feeling of hunger. Thus, although some pieces of dark chocolate and other foods do not kill hunger, they at least eliminate the bad feeling, helping the monks to endure the lack of food until the next day.

Certainly, the practice of PINDABÁTA and all these rules that I, like all monks, followed during the years I lived in Asia, are not possible to apply in Brazil. Because of the Brazilian mentality, no one will prepare food for me and wait at the door to donate when I walk the streets. Unfortunately, since I came back to Brazil, I have never been able to count on this type of donation and I have to settle for buying food, cooking and eating the way I can. Furthermore, the practice of PINDABÁTA is exclusive to the Theravada Tradition, which is the only one that follows the Original Teachings of the Buddha, exactly as he lived and guided us. Chinese Buddhism, Japanese Buddhism (Zen, for example) and the Traditions of Tibetan Buddhism, are very far from the truth taught by the Buddha and, therefore, do not follow this rule of almsround for food and not eating after noon. Even so, there is a tip for those who wish to donate food to a Temple of the Theravada Tradition - black chocolate bars, like the other items I mentioned, may seem little, but they are of great use to monks who try to keep the rule of not eating after noon.

May everyone be at Peace and protected!

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Ajahn Sunanthô Therô

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