FALANDO DO QUE NÃO SABE



Sukhí Hôtu!🙏


Algumas pessoas me procuram para discutir Buddhismo (Budismo). Elas não querem ouvir, não estão dispostas a aprender. Já têm seus próprios conceitos, suas verdades absolutas e procuram ao monge para apresentar o que consideram um “ensinamento” que querem que o monge conheça.

Não importa o quanto eu tente mostrar e provar que o Buddha (Buda) era um Ser Iluminado, que descobriu uma verdade incontestável, essas pessoas sempre vão achar algo de errado ou incompleto no que eu disser!

Isso não é nada novo e sempre será assim… Tinha gente que já agia assim com o próprio Buddha e com grandes mestres do Buddhismo! Por que não fariam comigo, que nada tenho de grandioso? Vejam o que conta sobre isso o grande mestre Phra Thêp JAYASARO (“djayassárô”), sobre uma visita que um “sábio” fez ao Ven. Ajahn Chah (“adjáan tcha”). Confiram!

“Um dia, um certo cientista veio visitar o Ven. Ajahn Chah. Falando como alguém que tinha praticado meditação e se sentia qualificado para fazer uma comparação, ele tinha a opinião de que como um meio para alcançar a verdade das coisas, a Ciência oferece um caminho que é muito mais eficiente e mais verificável que o treinamento buddhista (budista).

O mestre Ajahn Chah não ficou impressionado. “Não lhe parece” respondeu ele, “que você está apresentando essa afirmativa sem um completo conhecimento dos resultados do treinamento buddhista?”

Ele deu duas comparações: “é como se fosse um homem botando seu braço curtinho dentro de um buraco pode achar que o buraco é muito mais profundo que a medida de seu braço, ou como um homem de vista fraca que chega à conclusão de que não existem aviões só porque olha para o céu e não consegue enxergar um.”


- Ven. Phra Thêp Jayasaro, sobre um Ensinamento de seu mestre, o Ven. Ajahn Chah (Traduzido para o Português por Ajahn Sunanthô Therô)

23 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter