KAMSALAKA SUTRA



O Kaṁsalakā Sutta

O Ensinamento Sobre o Besouro da Bosta

(SN 17: 5)


Certa ocasião, perto da cidade de Sāvatthī, assim disse o Buddha aos ouvintes: “Praticantes do meu Ensinamento, ganhos, ofertas e fama são coisas cruéis, um obstáculo severo e amargo para alcançar o descanso insuperável da escravidão (o estado mental do Nibbana).


Suponham que houvesse um besouro, um comedor de esterco, cheio de esterco, farto de esterco e com uma enorme pilha de esterco à sua frente. Ele, por isso, desprezava os outros besouros: ‘Sim, senhor! Eu sou um comedor de bosta, cheio de esterco, empanturrado de bosta, com uma enorme pilha de bosta na minha frente!

'Da mesma forma, há o caso em que algum praticante do meu Ensinamento - conquistado por ganhos, oferendas e fama, sua mente consome - ajusta seu manto inferior e, pegando sua tigela e manto externo, vai a uma vila ou cidade para esmolar alimentos. Depois de comer lá o quanto quiser - cheio de comida esmolada e convidado novamente para o dia seguinte - ele vai ao mosteiro e, no meio de um grupo de monges, gaba-se: 'Comi tanto quanto quero, estou cheio de comida esmolada e fui convidado novamente para amanhã. Recebo vestes, comida esmolada, alojamento e produtos medicinais para curar doenças. Esses outros monges, entretanto, não têm quase nenhum mérito, quase nenhuma influência.

Eles não são recebedores de mantos, de comida esmolada, alojamento, nem de remédios para curar doenças. 'Conquistado por ganhos, ofertas e fama, sua mente consumida, ele menospreza outros monges bem comportados. Isso será causa de inquietação mental e dano de longo prazo deste homem inútil.

É assim que ganhos, ofertas e fama são cruéis: um obstáculo duro e amargo para a obtenção do descanso insuperável da escravidão, não só para monges, como para todos os praticantes do meu Ensinamento.


Portanto, vocês devem treinar: ‘Poremos de lado quaisquer ganhos, ofertas e fama que surgirem; e não vamos permitir que quaisquer ganhos, ofertas e fama que surgiram mantenham nossas mentes impressionadas. 'É assim que vocês devem treinar."


Assim ensinou o Buddha sobre como não devemos nos deixar levar por ganhos, fama, presentes, elogios e bens recebidos.


(Traduzido do Inglês e comentado por Ajahn Sunanthô Therô)


#Budismo #BudismoTheravada #EscrituraBudista #Ensinamento #Mindfulness #TradiçãoTheravada #MongeBudista #TemploBudista #MosteiroBudista #MosteiroTheravada #Meditação #Sabedoria #GrandeMestre #Fama #elogioserecompensa

22 visualizações0 comentário

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Twitter