MONTANDO UM ALTAR BUDISTA

Atualizado: Abr 30





Sukhi Hotu (que você possa estar bem e feliz)!

Um Altar Buddhista (Budista) é algo que muita gente tem vontade de ter em casa. Antes de sair comprando todo tipo de coisa, gastando dinheiro desnecessariamente, é bom saber algumas coisas importantes, que podem até mesmo mudar sua decisão de montar um em casa!

Primeiramente, um altar não é um lugar de "fazer pedidos" ao Buddha (Buda), já que ele não é deus e não atende pedidos de ninguém, porque já morreu e não pode nos ouvir! O Altar deve ser como um ESPELHO. Como assim? Ao olharmos para a imagem do Buddha (Buda), ela deve nos inspirar, nos fortalecer para sermos IGUAIS A ELE, que era um ser humano que, por esforço próprio e nenhuma ajuda superior, se tornou um Iluminado! Portanto, o altar é o ESPELHO DE NÓS MESMOS, de como devemos nos tornar! Se isso ficou claro e, ainda assim você quer ter um altar em casa, vamos para a segunda parte: onde colocar o altar? Qual o melhor lugar? Claro que não vai ser no banheiro nem na cozinha, né? Então, procure um canto da casa sem muito movimento, sem muito barulho, que fique, na medida do possível, só para o altar! Se encontrou o lugar certo, vamos ver o que colocar sobre o altar!

Procure que seja o mais simples possível! Um altar não tem que ser cheio de coisas, por mais bonitas que sejam! É bom que ele cumpra a função de ESPELHO que já vimos! Quanto menos coisas, mais fácil e inspirador será seu altar! A imagem do Buddha (Buda) nem precisa ser de estátua... Pode ser uma bela fotografia, emoldurada e pendurada na parede! Pode ser até mesmo do Google Imagens!! Bem simples! Ela deve ficar no centro do altar... Sempre!

Agora, vamos aos demais objetos e o significado de cada um deles, afinal, você não vai por sobre o altar coisas que nem sabe o que significam, só porque achou bonito, né? :)

O básico que todo altar deve ter: FLORES, VELAS, INCENSO e ÁGUA! Todo o resto é detalhe, gosto pessoal, tradição etc. Não são coisas necessárias!!!

AS FLORES - Elas são bonitas, cheirosas e todos gostam de recebe-las e ter em casa! Mas, depois de um ou dois dias, estão murchas e algumas até cheiram mal! Assim como as flores, nós quando somos jovens, temos vitalidade, somos atraentes e todos querem estar conosco. Ao envelhecermos, ficamos enrugados, feios e muita gente rejeita os velhos! As flores são, portanto, um lembrete da impermanência da vida, do quanto ela é curta e passageira! Procure usar flores naturais e deixar que murchem no altar antes de troca-las. Assim elas cumprem o papel de nos lembrar o que significam...


VELAS - As velas trazem LUZ e a luz acaba com a escuridão! Ela é reta e queima até o fim, distribuindo luz para todos, igualmente, em todas as direções, sem excluir ninguém! Assim como a vela, NÓS devemos ser LUZ para todos, nos mantendo retos em nosso modo de viver, iluminando a vida de todos, sem exceção! Por isso colocamos velas (geralmente duas) sobre o altar, ok?


INCENSO - pode ser em varetinhas e, geralmente, colocamos TRÊS de cada vez! O incenso também se mantém reto enquanto o fogo o consome... Todos gostam do perfume que sai dele e que se espalha por todo o ambiente, acalmando! Assim como o incenso, que até se acabar, é agradável a todos, onde quer que esteja, também nós devemos ser assim! Por isso usamos o incenso sobre o altar!


ÁGUA - Em todas as crenças, a água é símbolo de PUREZA, de limpeza, de vida! Todos nós somos feitos de água e sem ela não podemos viver! A água no altar simboliza nosso firme propósito de nos PURIFICARMOS, tornando nossa vida e a dos outros bem melhor! Por esta razão, colocamos água sobre o altar... Ela deve ser trocada todos os dias e, em vez de despejar na pia ou no vaso sanitário, tente dar a algum ser vivo... um animal ou planta, para que beneficie a outros seres!


Abaixo, seguem algumas sugestões de altares bem simples e fáceis de fazer! Se tiver qualquer dúvida, como diz a gauchada, "PRENDE O GRITO!"


Ajahn Sunanthô Therô





Quer aprender mais sobre Budismo? Veja os 6 passos sobre como começar aqui.


Gostaria de se aprofundar? Participe de um de nossos encontros. Saiba mais aqui.

0 visualização

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram