NÃO-CONCEITO



Sukhí Hôtu!


Agora a mídia vai nos "massacrar" com noticias do Taliban no Afeganistão... Não quero dizer que não precisemos saber ou que não devamos nos importar, mas é preciso estarmos atentos e conscientes de não nos deixarmos levar e abalar emocionalmente pelo que a mídia nos mostra e nos induz a ler.

Houve um terremoto fortíssimo no Haiti, com milhares de mortos, mas isso "não é importante", porque não envolve Joe Biden e o Haiti é só um país pobre da América Central, onde "desgraça é algo normal"...


Há uma guerra civil acontecendo na Síria, há mais de uma década onde pessoas morrem, como moscas com inseticida, mas isso já não interessa à mídia e, por acaso, alguém se lembra da nossa vizinha, a Venezuela, que continua com seu ditador Maduro, matando de fome o próprio povo??? Ninguém fala mais nisso! Não está mais na mídia, então, é como se deixasse de ser realidade! Nos emocionamos, nos revoltamos, nos sensibilizamos de acordo com o que a mídia nos mostra e ela fatura milhões divulgando essas coisas... É uma rede de patrocinadores, no horário nobre da TV... Depois que cai a audiência sobre tal fato, logo arranjam outro, igual ou mais sensacionalista e assim se alimenta a mídia.


O que não deve passar, o que não vai ser visto na mídia, é o fato do mundo ser assim... Esse constante palco de sofrimento, angústia, profunda inquietação mental! A isso, o Buddha chamou de DUKKHA - tudo aquilo que perturba o estado puro e tranquilo da mente. O mundo é fonte constante e inesgotável de Dukkha e a mídia sabe disso e vive disso - mostrando tragédias e coisas fascinantes, que causam lágrimas de dor ou de alegria. Mas, nossa missão não é continuarmos por aqui, neste mundo, com suas maravilhas e horrores. O Buddha descobriu isso e se iluminou, atingindo o Estado Mental do Nibbana (Nirvana) e nunca mais se deixou abalar pelas coisas do mundo! Nunca mais sofreu, nunca mais sua mente se abalou por coisa alguma e, só assim ela descansou e encontrou a felicidade verdadeira do NÃO-CONCEITO.


O objetivo de quem pratica o Buddhismo e justamente esse - desenvolver o cultivo mental até que nem a mídia nem nada abale nosso modo correto de ver o mundo. E aí, nos iluminamos e um profundo estado de entendimento correto sobre todos os assuntos passa a ser normal em nossa mente. Até que isso aconteça, é preciso purificar a mente, nos afastando do que é impuro, agressivo, sujo, vulgar e condenável e cultivando, através de práticas virtuosas, de bom kamma (karma), a mente pura onde a Sabedoria e capaz de brotar e florescer. Essa é a pratica correta do Buddhismo, a mesma que o próprio Príncipe Siddhartha realizou e, com muito esforço próprio, se tornou O Buddha, o totalmente iluminado. É isso que devemos fazer e, também nós, sem qualquer ajuda superior ou externa, nos tornaremos também iluminados.


Fiquem todos em Paz e protegidos!


Ajahn Sunanthô

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo