NEM BOM, NEM RUIM!

Atualizado: Jul 23



Sukhi Hotu (que você possa estar bem e feliz)!


Há uma grande tendência das pessoas, de acharem que o mundo é um lugar maravilhoso! Tem coisas lindas, fascinantes, o “milagre da criação”, o “milagre da perpetuação da vida”… Tudo é um “milagre”, uma maravilha de deus que fascina as pessoas. Se deixam impressionar pelo nascer e pôr do Sol, pela beleza do mar, pelo verde das florestas etc.


Há, também, aquelas pessoas que sempre se lamentam que o planeta está poluído, as abelhas estão morrendo, os japoneses matam golfinhos, os coreanos comem cachorro e as meninas nigerianas têm o clitóris extirpado num ritual cruel! Essas pessoas parecem passar 24 horas preocupadas com tudo o que há, no conceito delas, de errado e ruim no mundo e vivem se mobilizando para mudar as coisas. Sofrem e se amarguram com causas utópicas, sem a menor chance de vencer.


O Buddhismo (Budismo), é fato, fala de inquietação mental e sofrimento, mas muito se engana quem acha que isso é uma visão pessimista do mundo! Na verdade, o Buddha (Buda) entendeu que não há absolutamente NADA de errado acontecendo no mundo. Ele simplesmente é o mundo! É exatamente do jeito que sempre foi, é e será: o mundo!


A questão é que as coisas acontecem unicamente de acordo com causas e condições, que geram novas causas e condições e elas gerarão novas causas e condições… De nada adianta se gostamos ou não dos resultados, pois eles vão continuar acontecendo, enquanto causas e condições se combinarem e deixarão de acontecer quando elas não mais se encontrarem. Não há nada de errado nisso. Toda vez que houver oxigênio, atrito e material comburente, haverá fogo… Toda vez que esse fogo se encontrar com água em estado líquido, o fogo deixará de existir. São fatos! Apenas fatos!


O modo como vemos as coisas, modo esse sempre distorcido, baseado em conceitos e experiências pessoais ou consideradas de senso comum, é isso que nos faz conceituar o mundo como bom ou ruim, como certo ou errado, como melhor agora ou pior do que antes. O Buddhismo nos fala que o mundo apenas não é um lugar seguro e confiável para vivermos. Justamente porque causas e condições geram tantas circunstâncias que estão em constante mutação, não podemos prever o que acontecerá no minuto seguinte e, tudo o que é imprevisível, não pode ser abrigo, não pode nos garantir segurança.


Para piorar, nossa mania de achar que o mundo tem que ser do jeito que queremos, que o modo como achamos que é correto é o jeito que ele deveria ser, nos traz constantes frustrações, ilusões, tristeza e decepção, dificultando ainda mais as coisas. A dificuldade em transmitir o Buddhismo, é que aquelas pessoas, as tais, que acham tudo maravilhoso e fantástico, não querem ouvir que o mundo não é seguro e maravilhoso! Isso as entristece, as amedronta, ameaça o conceito delas e, por isso, fogem ao ouvir a Mensagem do Buddha.


Ao mesmo tempo, as que acham que tudo é cinza e catastrófico, também não querem ouvir sobre a realidade do mundo! Elas já estão amarguradas o suficiente para ouvirem um Ensinamento que só as vai tornar ainda mais deprimidas. Também fogem ao ouvir falar que o mundo não é seguro nem confiável. Quando entendemos que o mundo simplesmente É O MUNDO e o modo como o vemos tem que ser bem claro e sem distorções, aí estaremos, na medida certa, praticando o que o Buddha nos ensinou.


Estaremos prontos para fazer um esforço de Purificação Mental, com Atenção Plena, ética, moralidade, compaixão, cultivo da Sabedoria e todos os demais instrumentos que nos tornam capazes de superarmos os renascimentos neste mundo e, atingindo a Iluminação, o Estado Mental do Nirvana, já não nos importaremos mais com o jeito do mundo ser e, após a morte física, nunca mais renasceremos nele!


Esta é a visão correta de um buddhista e o modo correto como devemos praticar o Ensinamento do Buddha: o Dharma.


Fiquem todos em Paz e protegidos!


Monge Sunanthô Bhikshú



Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.


Gostaria de se aprofundar? Participe de um de nossos encontros. Saiba mais aqui.

29 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter