
Dajia hao!
Não exige que a pessoa acredite em coisa alguma sem comprovação! Muito pelo contrário! No princípio de seu Ensinamento, logo que o Buddha viu que mais e mais pessoas estavam interessadas em ouvir o que ele tinha a dizer, ele ensinava a Verdade básica que havia descoberto e, quando a pessoa demonstrava vontade real de segui-lo, ele dizia: “ÊHI!” que significa "Venha e comprove o que eu disse". Se envolvesse qualquer tipo de FÉ, o Buddha (Buda) jamais pediria que as pessoas comprovassem…
Certamente diria TENHA FÉ ou ACREDITE! - ele sempre deixou claro de que podemos duvidar até mesmo da palavra DELE e não devemos crer em nada sem antes testarmos e comprovarmos como sendo verdadeiro na nossa vida diária. Isso ficou bem exposto e claro no famoso Ensinamento ao Povo Kálama, o chamado Kalama Sutra, encontrado em nosso site, na sessão de Sutras, ou no Google.
O chamado “Buddhismo (Budismo) Devocional”, onde os seguidores são incentivados a ter FÉ na figura de um buddha, achando que ele vai salvar as pessoas, é totalmente oposto ao que o Buddha Shakya Muni (o único histórico e que comprovadamente existiu) nos afirmou, durante os 45 anos em que esteve neste mundo.
É sempre muito importante deixar claro que ele foi um homem, de carne e osso, que nasceu, cresceu, envelheceu, adoeceu e morreu!!! MORREU! Não está nos vendo, não ouve orações dedicadas a ele, não pode fazer nada por nós e não vai voltar para levar quem quer que seja para algum tipo de paraíso!
Infelizmente, o trabalho pesado de alcançar a Iluminação, É TODO POR NOSSA CONTA! E se esta é uma má notícia, a boa notícia é que o Buddha que era HUMANO fez esse trabalho, se iluminou e deixou para nós, bem explicadas, cada etapa do Caminho…
Só faltava agora vocês quererem que ele nos levasse nos braços, né?
Monge Wu Hai Shifu