O MEDO DO VÍRUS

Atualizado: Jul 23


Sukhí Hôtu! (Possam todos estar bem e felizes!)


O medo é um sentimento que sempre desempenhou um papel fundamental na História da Humanidade. O Ser Humano sempre teve diversos medos e isso, de muitas maneiras, o ajudou a sobreviver e se formar como civilização até os tempos atuais. Foi por medo que o Homem se abrigou em cavernas, criou meios de defesa, se protegeu e até mesmo criou as Religiões! O medo das forças da Natureza, que o Homem acreditava serem deuses raivosos, fez com que surgisse a religiosidade, com suas oferendas, sacrifícios e rituais!

O medo é, portanto, até certo ponto saudável e necessário! A gente não mete a mão na jaula de um tigre, por medo… Uma criança ingênua pode até fazer isso, de modo inconsequente, mas à medida que se desenvolve nela o sentido de medo, ela não vai se arriscar.

Dentro de nossas casas, lidamos com o fogo. Mas todos nós temos, desde o tempo das cavernas, um profundo respeito e medo do fogo. Nós sabemos do que ele é capaz, do poder de destruição que tem e, por tudo isso, tomamos muito cuidado. O medo nos ensina a não confiar no fogo.

Agora temos um inimigo novo. Poderoso como as forças da Natureza da pré-história, assustador como o tigre feroz, devastador como o fogo… É natural, portanto, que o medo nos sirva de orientador sobre como agirmos. O vírus que está devastando todos os países, acabando com a vida de milhares de pessoas, já está entre nós.

É hora do medo – consciente e maduro – ser nosso guia para sabermos como agir. Devemos, sim, ficar em casa, ficar recolhidos, como os animais que, quando passa o caçador, ficam imóveis, disfarçados na folhagem, esperando que o homem se afaste. É na Sabedoria de administrar o medo, que encontraremos proteção. Mas, notem bem: o medo nada tem a ver com PÂNICO, com histeria coletiva, com alarmismo, terror psicológico ou espalhamento de notícias falsas! Isso é IGNORÂNCIA, nada tem de Sabedoria! O momento é grave? SIM! Com certeza, é! Mais uma razão para sermos cautelosos, alertas, conscientes de nosso papel para com a Sociedade, colaborando e ajudando na medida do possível, uns aos outros.

Nenhum de nós sabe quando isso tudo vai passar. Por experiências anteriores da Humanidade, só sabemos que VAI PASSAR! Então, deixemos que o medo seja o guia de nossa consciência e, com muita calma e paciência, tomando os devidos cuidados, aguardemos pelo fim dessa pandemia. É tudo o que podemos fazer, então, que seja bem feito!

Fiquem todos em Paz e protegidos! Monge Sunanthô Therô


Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.

Gostaria de se aprofundar? Participe de um de nossos encontros. Saiba mais aqui.


29 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter