O QUE É O BUDDHADHARMA?

Atualizado: Jul 23


Sukhí Hôtu!


O que chamamos de Buddhadharma, ou o Dharma "do Buddha", na realidade não é nem nunca foi dele! O Buddha (Buda) teve a imensa Sabedoria de observar o que sempre esteve diante de todos e ninguém, antes dele, foi observador o bastante para perceber...

O Dharma está presente em todos os fenômenos da Natureza! A simples sequência de nascer e se pôr do Sol, por exemplo, é DHARMA... Na verdade, não há nada se pondo ou nascendo, apenas a rotina de bilhões de anos de nosso planeta girando no espaço! Ver isso corretamente, sem distorções e sem ilusões poéticas, é praticar o Buddhismo e, tentar que esse simples fenômeno seja qualquer outra coisa além de um simples fenômeno de causas e condições, é fonte certa e inevitável de inquietação mental (Dukkha)!

É o que acontece quando as pessoas interpretam o Buddhismo como uma "religião" para mudarmos o mundo, através do amor, através da compaixão e outros sentimentos, muito nobres, porém mal interpretados e distorcidos... O Buddha NUNCA nos disse para mudarmos o mundo! Isso porque não é nossa função e, principalmente, porque é IMPOSSÍVEL mudar ele! A natureza do mundo é exatamente do jeito que é: um imenso palco de matar e morrer, fonte constante de inquietação mental, medo, incerteza, risco de morte, mudanças repentinas, etc. Entre uma insegurança e outra, alguns momentos de trégua que, a grande maioria das pessoas se deixa iludir, chamando de FELICIDADE!

Se fosse possível mudar o mundo, certamente o Buddha o teria feito! Era um ILUMINADO, com a mente livre de qualquer dúvida, com poderes mentais que ele raramente usou, mas os tinha! E, ainda assim, ele deixou o mundo bem quietinho no canto dele, porque sabia que não era sua função bagunçar a ordem das coisas. Por isso, nos orientou a VERMOS O MUNDO COMO ELE É e, desenvolvendo Sabedoria, nos afastarmos do mundo, para nunca mais renascermos nele!

Enquanto não nos iluminamos, aí sim, devemos realmente, com Atenção Plena, desenvolver a tolerância, a compaixão, a harmonia e todas essas virtudes que "Mestre Google" atribui à prática do Buddhismo! Mas, que fique claro: não desenvolvemos isso tudo para SALVAR ninguém, nem para mudarmos o mundo! Fazemos isso para o CULTIVO DE NOSSA MENTE, para nosso benefício próprio, através de facilitar nossa existência no mundo e, ao mesmo tempo, tornar a vida dos outros menos difícil. Nunca devemos perder de vista o objetivo da nossa própria purificação mental. Isso nada tem a ver com "salvação alheia", muito menos com transformação do mundo em um lugar ideal para continuarmos vivendo nele!


Monge Sunanthô Bhikshú



Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.


Gostaria de se aprofundar? Participe de um de nossos encontros. Saiba mais aqui.

122 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter