O TREINAMENTO

Atualizado: Jul 23


Sukhí Hôtu (que você possa estar bem e feliz)!

Se perguntarmos a uma criança se ela prefere almoçar sorvete ou um prato de comida com legumes, a menos que seja uma criança vegana, a tendência é que ela opte pelo SORVETE e assim, sempre achará melhor, a não ser que os pais não deem a opção do sorvete e sirvam o prato como almoço, deixando o sorvete para a sobremesa, se for o caso!

Mais tarde, se perguntarmos à criança se ela prefere ir ao parquinho com os amigos ou ir à escola, certamente ela escolherá o parquinho… Cabe aos pais, até certo ponto incentivar a criança a ir à escola mas, se ela resistir, terá que ir de qualquer forma, porque não é uma questão de escolha, mas sim do que é correto fazer. Crianças não podem fazer só o que querem o tempo todo, isso não é educar!

Já na idade do ENEM ou qualquer exame semelhante, os pais prometem aos filhos premiações caso passem no exame… Carros zero, viagens ao exterior e outras formas de recompensarem os filhos por serem aprovados! Pais têm a obrigação (até por lei!) de darem a melhor educação aos seus filhos. Os filhos, por sua vez, têm a obrigação de estudar e honrarem o dinheiro que os pais gastam na educação deles! Não cabe aqui qualquer barganha ou recompensa! Ambos, pais e filhos, não estão fazendo mais que suas obrigações, portanto, por que premiar filhos que passaram nos exames, quando é exatamente isso que se espera deles?

As mentes das pessoas são MAL TREINADAS! Ao invés de receberem disciplina e redução de suas vontades, cada vez mais vão sendo satisfeitas, cheias de regalias, distorções da realidade da vida e dos fatos! Desde pequenas, as pessoas vão recebendo cada vez mais privilégios e “direitos” e se tornam cada vez mais perdidas em seus devaneios.

O Buddhismo é um Treinamento sério e confiável para que as pessoas passem a ver as coisas como elas são. Isso implica, diretamente, em dizer NÃO às vontades da mente! Assim como a criança que, ainda com lágrimas nos olhos, porque queria o SORVETE, vai ter que comer o prato de comida, as pessoas, de todas as idades, também choram, reclamam e esperneiam quando nós monges – seguindo ao pé da letra o que o Buddha nos ensinou e orientou a fazer – dizemos NÃO às vontades e delírios das pessoas que dizem que querem ser treinadas por nós!

Iludidas pela falsa noção de um “eu”, de uma individualidade que tem direitos que merecem ser atendidos e satisfeitos, as pessoas não conseguem aceitar facilmente a ideia de serem treinadas de um modo onde é necessário que sejam forçadas a mudar! Se ofendem! Xingam o monge! Se afastam… Não estão preparadas! Quando acham que vão estar, se não começarem a serem treinadas? Um atleta olímpico não chega ao pódio sem passar por um exaustivo treinamento, que inclui muitas dores e dias inteiros se privando de mil prazeres que a vida oferece!

A mente, acostumada a só fazer o que quer e, geralmente, em troca de recompensas, acha que o monge pode ser sempre “bonzinho” e ceder diante de todas as vontades dela! Não foi assim que o ex-Príncipe Siddharth se tornou O BUDDHA… Acostumado aos prazeres do Palácio Real, onde todos faziam tudo para agradá-lo ele abriu mão de tudo e se tornou o mais mendicante de todos os mendigos, quase morrendo de fome e privações. Só assim buscou o equilíbrio entre o luxo e a miséria e conquistou a Iluminação. O Treinamento de Purificação Mental, para o qual nós monges fomos treinados, requer que a pessoa realmente queira ser treinada e esteja disposta a contrariar a mente e passar por profundas mudanças que começam com ouvir NÃO e esse NÃO ser inegociável, não sujeito a barganhas nem corrupção!

Infelizmente, não há outro jeito de treinar a mente, que vem há zilhões de anos só fazendo o que quer. Mais infelizmente ainda, é constatar que muito, muito pouca gente mesmo está disposta a passar por esse Treinamento, o único que conduz a uma felicidade segura e duradoura!

Fiquem todos em Paz e protegidos!


Monge Sunanthô Bhikshú



Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.


Gostaria de se aprofundar? Participe de um de nossos encontros. Saiba mais aqui.

26 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter