OS EFEITOS DO KARMA

Atualizado: Fev 7



Sukhí Hôtu!


Quando me pedem para explicar sobre KARMA, eu sempre digo que é um assunto complexo. Existe BOM KARMA e MAU KARMA e, quanto mais praticamos um ou outro, mais efeito bom ou mau teremos como resposta… Às vezes, um karma pode demorar anos e anos, até várias existências para que seu efeito se cumpra. Outras vezes, porém, seu efeito pode surgir em menos de uma hora. É sobre esse karma de retorno quase instantâneo que quero falar hoje.


No dia da Cerimônia de Tomada de Refúgio em meu Templo, o novo buddhista (budista) trouxe uma quantidade enorme de doações! Alimentos variados em quantidade repetida. Coisas como três quilos de feijão, várias garrafas de óleo de cozinha etc. Claro que são alimentos de longa duração mas, para alguém morando sozinho, poderiam se deteriorar. Decidi, então, fazer uma doação ao hospital da cidade e hoje, de táxi, entreguei lá duas bolsas de mantimentos.


As recepcionistas, muito atenciosas, perguntaram se eu queria preencher uma fichinha, especificando quem foi o doador. Eu agradeci e, brincando disse que não precisava, se alguém perguntasse, dissessem que foi “um dos monges buddhistas da cidade” (todos sabem que sou o único em toda a região!). Elas riram e fui embora.


Antes de entrar no supermercado, resolvi ir à farmácia, logo ao lado, comprar Metformina, o remédio para meu diabetes. Pedi duas caixinhas e, enquanto me atendiam, uma outra moça, como se escolhesse as palavras, me perguntou: “O senhor aceitaria uma doação de caixinhas de metformina… É que… alguém que não usa mais o medicamento, deixou aqui várias delas… Estão lacradas, não se preocupe… E a validade é até o ano que vem. Já oferecemos a várias pessoas mas, talvez por orgulho, ninguém aceita!”


Eu expliquei que vivo de doações e que tudo que me é oferecido de coração, eu obviamente aceito. E comentei sobre de onde eu estava vindo e o que acabara de fazer. As duas se entreolharam, surpresas, sorriram para mim. “Que coisa incrível! Fiquei até arrepiada” comentou uma delas.


Ajahn Sunanthô Therô

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Twitter