• Fǎ Lóng Sì - Facebook
  • Fǎ Lóng Sì - YouTube
  • Fǎ Lóng Sì - Instagram

(54) 3244-6027

wuhaishifu@gmail.com

Templo Budista

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

Agende sua visita nos telefones indicados.

 

Se estiver de passagem pelo local e REALMENTE tiver tempo para sentar e ouvir Ensinamentos sobre Budismo diretamente do Shifu (monge), todos são muito bem-vindos para tocar o sino do portão.

 

Reuniões aos Sábados ou Domingos, a partir das 15h.

Cadastre-se para participar por vídeo, caso não possa comparecer .

PRATICANDO… REALMENTE NA PRÁTICA!

Atualizado: 28 de Ago de 2018

PRATICANDO… REALMENTE NA PRÁTICA!


Dàjiā hǎo!


Hoje li um ensinamento, de um monge tibetano e, embora respeite a opinião dele, tenho que discordar. Segundo ele, qualquer pessoa que esteja iniciando no Caminho do Buddhismo, deve, antes de mais nada, estudar profundamente sobre Renascimento e sobre Karma. Ele afirma que a pessoa deve ler muito, todo tipo de material sobre esses dois temas e, só depois de alcançar um bom conhecimento, procurar outros assuntos do Buddhismo.

Ora… Vejamos: Quando perguntado sobre o que ele ensinava, se ele poderia definir seu Ensinamento em uma única frase, o Buddha definiu o que hoje chamamos de Buddhismo como: “Evitar todo o mal, praticar somente o bem e manter pura a própria mente!” - ele não falou para estudarmos isso ou aquilo antes de “evitar todo o mal, praticar, somente o bem e manter pura a própria mente!” Ele não disse que devemos colecionar livros buddhistas, memorizar textos (Sutras), nem entender sobre coisa alguma antes de “evitar todo o mal, praticar somente o bem e manter pura a própria mente!”

Milhões de pessoas não creem em renascimento! Na verdade, muita gente nem crê em vida após a morte! Outros acreditam que vamos para o céu ou inferno, sem meio-termo… Normalmente, quem tem esse tipo de crença, também não costuma crer em Karma. Mesmo assim, crendo ou não, tais pessoas PRATICAM BONS E MAUS KARMAS e, querendo ou não, após este ciclo de vida, serão levadas a renascerem, porque o Renascimento não está condicionado a acreditarmos ou não nele!

Se as pessoas que não creem nos Ensinamentos Buddhistas, eviarem o mal, praticarem somente o bem e mantiverem puras suas mentes, elas terão os mesmos BONS destinos que nós buddhistas! Isso é totalmente óbvio e inquestionável! Conheço pessoas que não têm a menor noção de Buddhismo e agem melhor que muitos “buddhistas de carteirinha” que andam por aí arrotando sabedoria de Google!

Claro que é bom estudar! O estudo das Escrituras, de alguns bons livros, até de textos de um monge que tenta ajudar...hahahah Tudo isso tem valor, porque nos fortalece, nos guia, nos esclarece etc. Mas isso não significa que somente os esclarecidos em Buddhismo serão salvos, muito menos que conhecer (e crer) sobre Renascimento e Karma sejam fatores fundamentais para os iniciantes.

Na verdade, embora haja muita gente que defenda a CERTEZA sobre esses dois temas e citem casos fantásticos como comprovação da existência de outras vidas e dos efeitos kármicos, o mais certo é afirmarmos que ambos os assuntos permanecem no campo teórico e especulativo, muito mais que no da comprovação por A+B.

Crendo ou não em vidas anteriores e posteriores à presente, acreditando ou deixando de acreditar que o Karma rege nossos destinos, o importante é seguirmos à risca o que o Buddha nos definiu como sendo o Ensinamento dele e, já que só ele poderia mudar a definição e não vai fazer isso, me resta aconselhar a todos que, antes de qualquer estudo profundo, evitem todo o mal, pratiquem somente o bem e mantenham puras suas mentes! É o mais garantido!


Fiquem todos em Paz e protegidos!


Wù Hai Shifu



26 visualizações