SIGALOVADA SUTRA: A PRÁTICA BUDISTA NA SOCIEDADE MODERNA

Atualizado: Jul 23



O CONSELHO AO JOVEM SIGALA

Digha Nikaya 31

Sigalovada Sutra


1. Assim me foi transmitido oralmente. Em certa ocasião o Buddha estava no Bosque de Bambus, no Santuário dos Esquilos, próximo a Rajagriha, capital do Grande Reino de Magadha. Naquela ocasião, o jovem Sigala, o filho de um chefe de família, tendo se levantado cedo pela manhã e partido de Rajagriha, estava com as roupas úmidas e o cabelo úmido, rezando, com as mãos postas, para as várias direções – o Leste, o Sul, o Oeste, o Norte, o Nadir, e o Zênite.


2. Então, ao amanhecer, o Bhagavan (um dos títulos do Buddha) se vestiu e tomando a tigela e o manto superior, foi para Rajagriha para mendigar comida. Ao ver o jovem Sigala rezando daquela forma para as várias direções, ele disse:


"Por que razão você, jovem chefe de família, tendo se levantado cedo pela manhã e partido de Rajagriha, está com as roupas úmidas e o cabelo úmido, rezando, com as mãos postas, para as várias direções – o Leste, o Sul, o Oeste, o Norte, o Nadir, e o Zênite?"


"Meu pai, Venerável Senhor, quando estava morrendo, me disse para fazer isso. E eu, Venerável Senhor, respeitando, reverenciando e honrando a palavra do meu pai, levanto-me cedo pela manhã, parto de Rajagriha e rezo, com as mãos postas, para essas seis direções."


"Mas, jovem chefe de família, essa não é a forma, que, de acordo com a disciplina dos nobres, as seis direções devem ser veneradas."


"Como então, Venerável Senhor, devem, de acordo com a disciplina dos nobres, as seis direções ser veneradas? Seria bom, Venerável Senhor, se o Bhagavan me ensinasse a maneira apropriada para venerar as seis direções de acordo com a disciplina dos nobres."


"Então, jovem chefe de família, ouça e preste muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, Venerável Senhor,” ele respondeu. O Bhagavan disse o seguinte:


3. "Jovem chefe de família, (1) erradicando os quatro vícios de conduta, (2) não cometendo nenhuma ação ruim e prejudicial com base em quatro causas, (3) não seguindo pelos seis caminhos para a dissipação da fortuna, é evitando essas catorze coisas ruins que um nobre discípulo cobre as seis direções, e através dessa prática conquista a vitória em ambos mundos: ele é favorecido neste mundo e no mundo vindouro e com a dissolução do corpo, após a morte, ele irá para um destino feliz, nos Reinos dos Deuses. (1) "Quais são os quatro vícios de conduta que ele erradicou? Destruir a vida, tomar aquilo que não for dado, conduta sexual ilícita e linguagem mentirosa. Esses são os quatro vícios que ele erradicou." Assim falou o Bhagavan.


4. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:

‘Tirar sem razão a vida de outros seres e pegar para si o que não lhe foi dado, fazer mau uso das palavras, trair a confiança da pessoa amada, o sábio reprova.


5. (2) "Quais são as quatro causas de ações ruins e prejudiciais que ele evita? As ações ruins e prejudiciais têm origem no desejo, têm origem na raiva, têm origem da ignorância, têm origem no medo. Se o nobre discípulo não agir com base no desejo, raiva, ignorância e medo, ele não fará o mal com base em nenhuma das quatro causas."


6. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:


'Desejo e raiva, medo e ignorância: quem transgride o Dharma (Ensinamento do Buddha) com base nisso, perde toda reputação tal como a lua no quarto minguante.


Desejo e raiva, medo e ignorância: quem nunca cede a isso cresce em retidão e reputação tal como a lua no quarto crescente.'


7. (3) "Quais são os seis caminhos para dissipação da fortuna que ele não segue?

(a) Entregar-se a substâncias que alteram o estado natural da mente que causam a paixão cega e a negligência; (b) Andar pelas ruas em horas inadequadas; (c) Frequentar espetáculos públicos; (d) Entregar-se ao jogo; (e) Associar-se a más companhias; (f) O hábito da indolência;


8. (a) "Existem esses seis perigos por entregar-se a substâncias que alteram o estado natural da mente que causam a paixão cega e negligência:

(I) Perda de fortuna, (II) Aumento nas brigas, (III) Facilidade de pegar doenças, (IV) Ganhar uma má reputação, (V) Exposição desavergonhada do corpo, (VI) Enfraquecimento do intelecto.


9. (b) "Existem esses seis perigos por andar pelas ruas em horas inadequadas:

(I) Ele está desprotegido e correndo risco, (II) Sua mulher e filhos estão desprotegidos e correndo risco, (III) Seu patrimônio está desprotegido e correndo risco, (IV) Ele é suspeito de crimes, (V) Ele é vítima de rumores falsos, (VI) Ele enfrenta todo tipo de problemas.


10. (c) "Existem esses seis perigos por frequentar espetáculos públicos:

"Ele sempre está pensando:

(I) Onde está a dança? (II) Onde estão cantando? (III) Onde está a música? (IV) Onde está a recitação? (V) Onde estão os tambores? (VI) Onde estão batendo palmas?


11. (d) "Existem esses seis perigos por entregar-se ao jogo:

(I) O ganhador cria inimigos (II) O perdedor se angustia pela fortuna perdida, (III) Perda de patrimônio, (IV) A sua palavra não é confiável numa assembléia, (V) Ele é desprezado por seus amigos e companheiros, (VI) Ele não é procurado para matrimonio; pois as pessoas dizem que ele é um jogador e não está em condições de cuidar de uma mulher.


12. (e) "Existem esses seis perigos por associar-se a más companhias, ou seja: qualquer jogador, qualquer libertino, qualquer bêbado, qualquer trapaceiro, qualquer vigarista, qualquer brigão é o seu amigo e companheiro.


13. (f) "Existem esses seis perigos por ter o vício da preguiça:

"Ele não faz nenhum trabalho, dizendo:

(I) Está frio demais, (II) Está calor demais, (III) Agora já está anoitecendo, (IV) Ainda está de madrugada, (V) Que está com muita fome, (VI) Que ele comeu demais e está cheio.


14. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:


"Alguns são companheiros na bebida, e alguns se dizem amigos apenas na sua frente, alguns são amigos apenas quando lhes convém.


Deitar-se tarde, adultério, irritabilidade, malevolência, amizades ruins e avareza, essas seis coisas destroem um homem.


Ele que tem amigos maus e se entrega às más ações, neste mundo e no próximo também esse homem irá sofrer.


Jogos de apostas, mulheres, bebidas e outras drogas, dança, dormir durante o dia,

andar em horas inadequadas, más companhias, avareza

essas nove causam a ruína de um homem.


Quem joga com apostas e usa substâncias que alteram o estado puro da mente,

procura mulheres que são queridas por outros como as suas próprias vidas,

se associa com os de mau caráter e não com os sábios

ele declina tal como a lua durante o quarto minguante.


Quem é bêbado, pobre, destituído, ainda tem sede enquanto bebe, frequenta os bares, se afunda em dívidas como uma pedra na água,

rapidamente traz mau nome para sua família.


Quem por hábito dorme durante o dia, fica acordado até altas horas da noite, está sempre embriagado, faz tudo o que quer, não está em condições para ter uma vida em família.


Quem diz está muito quente, muito frio, muito tarde, e deixa as coisas por fazer, as oportunidades para fazer o bem passam despercebidas por tais homens.


Porém aquele que vê no frio ou no calor menos que num pedaço de capim, e que faz o que deve ser feito, não vai perder a felicidade."


15. "Esses quatro, jovem chefe de família, devem ser considerados como inimigos disfarçados de amigos:

(1) Aquele que se apropria das posses de um amigo, (2) Aquele que faz falsos elogios, (3) Aquele que bajula, (4) Aquele que traz a ruína.


16. (1) "De quatro formas, aquele que se apropria das posses deve ser considerado como um inimigo disfarçado como um amigo:

(I) Ele toma tudo, (II) Ele dá pouco e pede muito, (III) Ele faz as suas tarefas por medo, (IV) Ele se associa para proveito próprio.


17. (2) "De quatro formas, aquele que faz falsos elogios deve ser considerado como um inimigo disfarçado de um amigo:

(I) Ele faz declarações amigáveis relativas ao passado, (II) Ele faz declarações amigáveis relativas ao futuro, (III) Ele tenta obter os favores de alguém através de palavras vazias, (IV) Quando a oportunidade para fazer um serviço surge, ele diz que não tem capacidade.


18. (3) "De quatro formas, aquele que bajula deve ser considerado como um inimigo disfarçado de um amigo:

(I) Ele aprova as más ações do seu amigo, (II) Ele desaprova as boas ações do seu amigo, (III) Ele o elogia apenas na sua presença, (IV) Ele fala mal na sua ausência.


19. (4) "De quatro formas, aquele que traz a ruína deve ser considerado como um inimigo disfarçado de um amigo:

(I) Ele é um companheiro na hora de usar substâncias que alteram o estado pura da mente, que causam paixão cega e negligência, (II) Ele é um companheiro em andar pelas ruas em horas inadequadas, (III) Ele é um companheiro em frequentar espetáculos públicos, (IV) Ele é um companheiro em entregar-se à jogatina.


Assim falou o Bhagavan.


20. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:


"O amigo que se apropria, o amigo que faz falsos elogios, o amigo que bajula, o amigo que traz a ruína, esses quatro o sábio observa como inimigos, evita-os à distância como caminhos do perigo."


21. "Esses quatro, jovem chefe de família, devem ser considerados como amigos com bom coração:

(1) Ele oferece ajuda, (2) Ele é o mesmo na alegria e na tristeza, (3) Ele dá bons conselhos, (4) Ele se compadece.


22. (1) "De quatro formas, aquele que oferece ajuda deve ser considerado como um amigo com bom coração:

(I) Ele cuida do desatento, (II) Ele protege a fortuna do desatento, (III) Ele se torna um refúgio quando você está em perigo, (IV) Quando você tem compromissos ele lhe dá o dobro dos mantimentos necessários.


23. (2) "De quatro formas, aquele que é o mesmo na alegria e na tristeza deve ser considerado como um amigo com bom coração:

(I) Ele revela os próprios segredos (II) Ele guarda os segredos do outro, (III) Nas horas difíceis ele não abandona o outro, (IV) Ele sacrifica a sua própria vida pelo bem do outro.


24. (3) "De quatro formas, aquele que dá bons conselhos deve ser considerado como um amigo com bom coração:

(I) Ele o impede de fazer o mal, (II) Ele o encoraja a fazer o bem, (III) Ele o informa a respeito daquilo que ele não sabe, (IV) Ele aponta o caminho para os Reinos dos Deuses.


25. (4) "De quatro formas, aquele que se compadece deve ser considerado como um amigo com bom coração:

(I) Ele não se alegra com suas horas difíceis, (II) Ele se alegra com o seu sucesso, (III) Ele não permite que outros falem mal a seu respeito, (IV) Ele elogia aqueles que falam coisas boas a seu respeito."


Assim falou o Bhagavan.


26. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:


"O amigo que oferece ajuda, o amigo na alegria e na tristeza, o amigo que dá bons conselhos, o amigo que se compadece - esses quatro tipos de amigos o sábio deve neles reconhecer o seu verdadeiro valor e guardá-los com cuidado no coração tal como uma mãe o seu próprio filho.


O nobre e virtuoso brilha como a chama de um fogo. Ele que obtém sua fortuna sem prejudicar aos outros como uma abelha que coleta o néctar, as riquezas para ele se acumulam como o rápido crescimento de um formigueiro.


Com a riqueza assim obtida o leigo pode dedicar-se ao bem dos seus, ele deve dividir a sua fortuna em quatro: (Isso vai trazer mais benefícios).


Uma porção ele usa para as suas necessidades, duas porções ele gasta no seu negócio, a quarta parte ele guarda para tempos difíceis."


27. "E como, jovem chefe de família, um nobre discípulo protege as seis direções? Essas seis coisas devem ser encaradas como as seis direções. A mãe e o pai devem ser encarados como o Leste, os mestres como o Sul, a mulher e filhos como o Oeste, os amigos e sócios como o Norte, os serviçais e empregados como o Nadir, os praticantes da purificação mental e brâmanes como o Zênite.


28. "De cinco formas um homem deve servir à sua mãe e ao seu pai como o Leste:

(I) Tendo me dado sustento eu lhes darei sustento, (II) Eu farei as suas tarefas, (III) Eu manterei a tradição da família, (IV) Eu me farei digno da minha herança, (V) Além disso eu farei oferendas em honra dos meus pais quando eles se forem.

"De cinco formas, a mãe e o pai sendo assim servidos como o Leste pelo seu filho, irão retribuir:

(I) Eles o impedem de fazer o mal, (II) Eles o encorajam a fazer o bem, (III) Eles o treinam em uma profissão, (IV) Eles arranjam um casamento adequado, (V) No momento adequado eles lhe dão a sua herança.

Dessa forma o Leste está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo.


29. "De cinco formas um aluno deve servir ao seu mestre como o Sul:

(I) Levantando-se do assento para saudá-lo, (II) Acompanhando-o, (III) Sendo atencioso, (IV) Servindo-o, (V) Obtendo total conhecimento naquilo que é ensinado.

"De cinco formas, o mestre sendo assim servido como o Sul pelo seu aluno, irá retribuir:

(I) Ele o treina com instruções completas, (II) Ele faz com que aquilo que deve ser entendido, tenha sido entendido, (III) Ele o instrui em todas as artes e ciências, (IV) Ele o recomenda para os seus amigos e colegas, (V) Ele proporciona segurança de todas as formas.

Dessa forma o Sul está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo.


30. "De cinco formas um marido deve servir a mulher como o Oeste:

(I) Honrando-a, (II) Não depreciando-a, (III) Sendo-lhe fiel, (IV) Dando-lhe autoridade, (V) Dando-lhe presentes.

"De cinco formas, a mulher sendo assim servida como o Oeste pelo seu marido, irá retribuir:

(I) Ela organiza o trabalho da forma adequada, (II) Ela é gentil com os criados (III) Ela é fiel, (IV) Ela protege o que ele traz, (V) Ela é habilidosa e trabalhadora em tudo que faz.

Dessa forma o Oeste está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo


31. "De cinco formas um membro de uma associação deve servir aos seus amigos e associados como o Norte:

(I) Com presentes, (II) Com palavras amáveis, (III) Cuidando do bem estar deles, (IV) Sendo imparcial, (V) Pela sinceridade

"De cinco formas, os seus amigos e associados sendo assim servidos como o Norte pelo membro de uma associação, irão retribuir:

(I) Eles o protegem quando ele está desatento, (II) Eles protegem o seu patrimônio quando ele está desatento, (III) Eles se tornam um refúgio quando ele está em perigo, (IV) Eles não o abandonam nos seus problemas, (V) Eles mostram consideração pela sua família.

Dessa forma o Norte está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo.


32. "De cinco formas um senhor deve cuidar dos seus serviçais e empregados como o Nadir:

(I) Dando-lhes trabalho de acordo com as suas habilidades, (II) Dando-lhes comida e pagamento, (III) Cuidando deles na doença, (IV) Compartilhando iguarias com eles, (V) Dando-lhes folga periodicamente.

"De cinco formas, os seus serviçais e empregados sendo assim servidos como o Nadir por um senhor, irão retribuir:

(I) Eles se levantam antes dele, (II) Eles vão dormir depois dele, (III) Eles somente pegam o que lhes é dado, (IV) Eles realizam bem as suas tarefas, (V) Eles preservam o seu bom nome e reputação.

Dessa forma o Nadir está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo.


33. "De cinco formas um chefe de família deve servir os praticantes da purificação mental (monges) e brâmanes (sacerdotes) como o Zênite:

(I) Com amor ilimitado e incondicional através das ações, (II) Com amor ilimitado e incondicional através das palavras, (III) Com amor ilimitado e incondicional através dos pensamentos, (IV) Por manter a sua casa aberta para eles, (V) Satisfazendo as suas necessidades materiais.

"Os praticantes da purificação mental (monges) e brâmanes (sacerdotes) sendo assim servidos como o Zênite por um chefe de família, irão retribuir:

(I) Eles o impedem de fazer o mal, (II) Eles o encorajam a fazer o bem, (III) Eles o amam com um coração do bem, (IV) Eles lhe ensinam aquilo que ele ainda não ouviu, (V) Eles esclarecem o que ele já ouviu, (VI) Eles indicam o caminho para os Reinos dos Deuses.

Dessa forma o Zênite está coberto, fazendo com que esteja em paz e livre do medo.” Assim falou o Bhagavan.


34. E tendo dito isso, o Mestre disse ainda mais:


"A mãe e o pai são o Leste, os Mestres são o Sul, mulher e filhos são o Oeste, os amigos e associados são o Norte.

Serviçais e empregados são o Nadir, os praticantes da purificação mental (monges) e brâmanes (sacerdotes) são o Zênite; quem está preparado para conduzir a vida em família, essas seis direções deve venerar.


Quem é sábio e virtuoso, gentil e inteligente, humilde e livre do orgulho, alguém assim será honrado.


Quem é vigoroso e não é preguiçoso, nas horas difíceis inabalável, sem falhas na conduta, corajoso, alguém assim será honrado.


Quem é hospitaleiro e amigável, acolhedor, um anfitrião sem avareza, um guia, um instrutor, um amigo, alguém assim será honrado.


Generosidade, linguagem doce, auxiliar os outros, imparcialidade com todos, conforme for o caso.


Essas coisas fazem com que o mundo gire, como o eixo da roda em um veículo em movimento. Se isso não existisse no mundo, nem a mãe nem o pai receberiam, respeito e honra dos seus filhos.


Mas como essas qualidades são mantidas em grande admiração pelos sábios, elas recebem destaque, e com razão são elogiadas por todos."


Quando o Bhagavan disse isso, Sigala, o jovem chefe de família, disse o seguinte:


"Magnífico, Mestre Gautam! Magnífico, Mestre Gautam! Mestre Gautam esclareceu o Dharma (Ensinamento) de várias formas, como se tivesse colocado em pé o que estava de cabeça para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para alguém que estivesse perdido ou segurasse uma lâmpada no escuro para aqueles que possuem visão pudessem ver as formas.

Eu busco refúgio no Mestre Gautam, no Dharma e na Sangha (Comunidade) dos Bhikshús (monges). Que o Mestre Gautam me aceite como discípulo leigo que buscou refúgio para o resto da vida."



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