SOBRE QUEM É OU NÃO É BUDISTA



Dajia hao!


A Comunidade fundada pelo Buddha (Buda), que inicialmente era só para monges, foi ampliada para os leigos e, com isso, além dos Preceitos Monásticos, o Buddha criou os Cinco Preceitos que vocês já conhecem (ou deveriam conhecer!). É a ACEITAÇÃO OFICIAL dos Preceitos que determina se alguém é ou não um buddhista (budista), ou seja, é a TOMADA DE REFÚGIO que valida a condição de ser buddhista.

O Buddha garantiu a nós monges a exclusividade de dar Refúgio a alguém, assim, somente um monge pode decidir quem é ou não é buddhista. Isto não é uma opinião pessoal minha, mas uma REGRA estabelecida pelo próprio Buddha e, se ele morreu sem mudar a regra, ela continua valendo até hoje.

Quando um leigo QUEBRA um ou mais dos Cinco Preceitos, ele deve vir a um monge (não precisa ser eu!!!) e pedir de novo o que foi quebrado e o monge RESTAURA os Preceitos do leigo. Isso é muito simples e liberal, não havendo nem necessidade do leigo entrar em detalhes sobre como o Preceito foi quebrado. Mas, se há muita liberalidade na restauração dos Preceitos, há também uma REGRA BEM RÍGIDA, também estabelecida pelo próprio Buddha (novamente: não é ideia minha!!!). Trata-se de quem DEVE OU NÃO DEVE permanecer na Sangha!


Se algum membro da Sangha:


1 – Tenta desmoralizar ou ridicularizar o Buddha; 2 – Distorce ou fala mal do Dharma; 3 – Ofende um membro da Mahá Sangha; 4 – Cria conflito, discórdia e desarmonia na Sangha;


Em qualquer uma dessas situações, a pessoa DEIXA DE SER BUDDHISTA, está excluído da Sangha e perde seus Preceitos. Portanto, mesmo que a pessoa não seja radicalmente expulsa, ela não mais é buddhista, não importa se tem a intenção de continuar vivendo de acordo com os Preceitos, ela já perdeu a condição de buddhista que lhe foi dada pelo monge na Tomada de Refúgio.

Há, portanto, dois pontos importantes nesta minha matéria:


1 – É buddhista somente quem já tomou Refúgio; 2DEIXA de ser buddhista quem, mesmo com o Refúgio tomado, cometeu pelo menos uma das transgressões que expliquei acima.


Como sempre, estou aberto às perguntas que cada um possa ter sobre este assunto!


Laossi

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Twitter