SOBRE QUEM É OU NÃO É BUDISTA



Dajia hao!


A Comunidade fundada pelo Buddha (Buda), que inicialmente era só para monges, foi ampliada para os leigos e, com isso, além dos Preceitos Monásticos, o Buddha criou os Cinco Preceitos que vocês já conhecem (ou deveriam conhecer!). É a ACEITAÇÃO OFICIAL dos Preceitos que determina se alguém é ou não um buddhista (budista), ou seja, é a TOMADA DE REFÚGIO que valida a condição de ser buddhista.

O Buddha garantiu a nós monges a exclusividade de dar Refúgio a alguém, assim, somente um monge pode decidir quem é ou não é buddhista. Isto não é uma opinião pessoal minha, mas uma REGRA estabelecida pelo próprio Buddha e, se ele morreu sem mudar a regra, ela continua valendo até hoje.

Quando um leigo QUEBRA um ou mais dos Cinco Preceitos, ele deve vir a um monge (não precisa ser eu!!!) e pedir de novo o que foi quebrado e o monge RESTAURA os Preceitos do leigo. Isso é muito simples e liberal, não havendo nem necessidade do leigo entrar em detalhes sobre como o Preceito foi quebrado. Mas, se há muita liberalidade na restauração dos Preceitos, há também uma REGRA BEM RÍGIDA, também estabelecida pelo próprio Buddha (novamente: não é ideia minha!!!). Trata-se de quem DEVE OU NÃO DEVE permanecer na Sangha!


Se algum membro da Sangha:


1 – Tenta desmoralizar ou ridicularizar o Buddha; 2 – Distorce ou fala mal do Dharma; 3 – Ofende um membro da Mahá Sangha; 4 – Cria conflito, discórdia e desarmonia na Sangha;


Em qualquer uma dessas situações, a pessoa DEIXA DE SER BUDDHISTA, está excluído da Sangha e perde seus Preceitos. Portanto, mesmo que a pessoa não seja radicalmente expulsa, ela não mais é buddhista, não importa se tem a intenção de continuar vivendo de acordo com os Preceitos, ela já perdeu a condição de buddhista que lhe foi dada pelo monge na Tomada de Refúgio.

Há, portanto, dois pontos importantes nesta minha matéria:


1 – É buddhista somente quem já tomou Refúgio; 2DEIXA de ser buddhista quem, mesmo com o Refúgio tomado, cometeu pelo menos uma das transgressões que expliquei acima.


Como sempre, estou aberto às perguntas que cada um possa ter sobre este assunto!


Laossi

0 visualização

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram