UPÔSSATHA SUTRA: O SUTRA DA INTENSIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOS PRECEITOS

Atualizado: Abr 17



O SUTRA DA INTENSIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOS PRECEITOS

Traduzido do Inglês em linguagem simples, com explicação entre parênteses pelo Ven. Sunanthô Bhikshú

Assim me foi transmitido oralmente.

Certa ocasião, o Bhagaván (o Buddha) estava passando um tempo em Jetavaná, no Monastério doado pelo milionário Anathapindíka, perto de Shrávastthi. Naquele tempo o Bhagaván reuniu os Bhikshús (Monges) e dirigiu-se a eles assim: – “Bhikshús!”– “Vantê!” (Venrável Senhor) – Responderam os Bhikshús, preparando-se para ouvir um Dessaná (Ensinamento). O Bhagaván então, deu o seguinte Dessaná, a respeito do Dia de Upôssatha:“Bhikshús, o Upôssatha é composto de Oito Fatores que o discípulo Áriyan (que cultiva a nobreza das virtudes) observa. A observância deles traz frutos benéficos, gloriosos e radiantes. Bhikshús, qual o Upôssatha que, quando observado traz frutos benéficos, gloriosos e radiantes?

1. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de tirar intencionalmente a vida de qualquer ser vivo. A clava e a espada foram jogadas fora. Eles sentem vergonha de praticar o mal e têm compaixão por todos os seres vivos.”“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de tirar intencionalmente a vida de outros seres, já jogaram fora suas armas, têm vergonha de praticar o mal e sentem compaixão por todos os seres vivos. Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o primeiro dos oito fatores do Upôssatha.”

2. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de pegarem para si o que não lhes foi dado pelo legítimo dono. Eles não são ladrões. Não pegam nada que não lhes pertença. O comportamento deles é irrepreensível.”“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de pegarem para si o que não lhes foi dado pelo legítimo dono, não são ladrões. Não pegam nada que não lhes pertença. O comportamento de vocês é irrepreensível.” Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o segundo dos oito fatores do Upôssatha.”

3. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão daquilo que é um obstáculo para a vida de quem quer ser como Brahmál (de quem quer ter a vida pura como a do deus Brahmá). A prática de Purificação Mental deles é como a do deus Brahmá. Eles não são desleais às pessoas com as quais assumiram o compromisso de uma vida sexual somente a dois, que é própria para seguidores leigos.”“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão do obstáculo que é a vida com relações sexuais. A vida de vocês se mantém afastada das relações sexuais, (neste caso o Buddha se refere somente aos monges, já que leigos buddhistas podem ter relações sexuais.). Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o terceiro dos oito fatores do Upôssatha.”

4. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de falar mentiras. Eles somente falam a verdade e têm a intenção de não faltar com a verdade. A fala deles é firme e coberta de razão. A fala deles não vacila e não ilude as pessoas. Não usam de linguagem vulgar, nem suja e não usam de agressividade e ofensas quando falam.”“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de falar mentiras. Somente falam a verdade e têm a intenção de não faltar com a verdade. A fala de vocês é firme e coberta de razão. A fala de vocês não vacila e não ilude as pessoas. Não usam de linguagem vulgar, nem suja e não usam de agressividade e ofensas quando falam.” Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o quarto dos oito fatores do Upôssatha.”

5. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de consumir bebidas alcoólicas, intoxicantes, alucinógenos, drogas e quaisquer substâncias que alterem o estado puro e natural da mente.“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de consumir bebidas alcoólicas, intoxicantes, alucinógenos drogas e quaisquer substâncias que alterem o estado puro e natural da mente. Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o quinto dos oito fatores do Upôssatha.”

6. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de fazer refeições pesadas à noite, causando sonolência que atrapalhe a prática da Atenção Plena. (aqui o texto foi adaptado ao Preceito pelas Tradições Mahayana e pelo Buddhismo Theravada Brasileiro. O texto original proíbe qualquer alimento sólido após o meio-dia) “Todos vocês comem apenas uma vez e não compartilham de refeições à noite. Se abstêm de comer no “horário errado”. Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o sexto dos oito fatores do Upôssatha.”

7. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de ‘cantar e dançar, tocar instrumentos musicais e assistir espetáculos que iludem a mente e inibem a Atenção Plena para o que é realmente puro. Eles não se cobrem com enfeites, nem flores nem se banham com perfumes. (mais uma vez, aqui o Buddha se refere aos monges. No caso dos leigos, a observância a este Preceito só se limita aos dias de Upôssatha.)“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de cantar e dançar, tocar instrumentos musicais e assistir espetáculos que iludem a mente e inibem a Atenção Plena para o que é realmente puro. Não se cobrem com enfeites, nem flores nem se banham com perfumes. Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o sétimo dos oito fatores do Upôssatha.”

8. “Bhikshús, os discípulos Áriyan seguidores deste Treinamento de Purificação Mental, refletem do seguinte modo:“Todos os seres já iluminados em vida, enquanto a vida deles durar, abriram mão de se sentar e deitar em assentos e camas altos e confortáveis .’ Eles se contentam com camas e assentos baixos ou feitos apenas de palha.”“Todos vocês, Bhikshús, já abriram mão de se sentar e deitar em assentos e camas altos e confortáveis.” Se contentam com camas e assentos baixos ou feitos apenas de palha.” (para os leigos, também este Preceito é seguido somente nos dias de Upôssatha e para nós monges, o tempo todo.) Por estas razões, noite e dia serão reconhecidos como seguidores dos já Iluminados e, portanto, observarão as regras do Upôssatha. Este é o oitavo e último dos oito fatores do Upôssatha.”

“Bhikshús, o Upôssatha é composto destes Oito Fatores que o discípulo Áriyan (que cultiva a nobreza das virtudes) observa. A observância deles traz frutos benéficos, gloriosos e radiantes.”

Assim falou o Bhagaván sobre os dias de Upôssatha. Os Bhikshús ficaram maravilhados e se alegraram com as palavras do Bhagaván!

0 visualização

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram