VAMOS FALAR SOBRE KARMA… (Uma Explicação)

Atualizado: 2 de Nov de 2018



VAMOS FALAR SOBRE KARMA… (Uma carta a uma mulher que entendeu errado o que é o karma e me pediu uma explicação!)


HéZhang, Ellen!

Deixe-me explicar sobre KARMA (CARMA)… As pessoas falam sobre isso e às vezes é um bastante confuso de entender, primeiramente porque muitas delas misturam o conceito HINDU sobre Karma (Carma) com o conceito BUDDHISTA (BUDISTA)! Não é a mesma coisa! Também, algumas religiões cristãs, que se tornaram bastante populares no Ocidente – a mais conhecida delas chamada de Kardecismo, fundada pelo francês ALLAIN KARDEC, também fala muito sobre Karma (Carma) de um modo ainda mais confuso! Tudo junto, transforma o Karma (Carma) em um assunto fascinante mas muito a nível de especulação. Então, deixe-me tentar clarear suas ideias, baseado no que O BUDDHA (BUDA) em pessoa nos ensinou, Ok?


O primeiro conceito que as pessoas têm que deixar de lado é de que o Karma significa PUNIÇÃO! O Karma (Carma) não é nem punição nem recompensa… É simplesmente AÇÃO praticada com intenção! Então, qualquer ação que alguém pratica INTENCIONALMENTE, é chamada de Karma (Carma)! Assim, todas as ações que você pratica sem serem intencionalmente, como engolir saliva ou bocejar, por exemplo, não produzem nada, então, NÃO são Karma (Carma)!


Se o Karma NÃO é punição nem recompensa, o que é, então? É qualquer ação intencional que PRODUZA UM RESULTADO, seja ele BOM ou MAU. O resultado, por si só, cria ENERGIA que, claro, é boa ou má… Bons Karmas (Carmas) produzem boa energia e os maus produzem energia má. O Buddha (Buda) nunca usou as palavras LEI DO KARMA, mas é comum o uso deste termo em linguagem buddhista (budista), então, vou usa-lo. A Lei do Karma pode ser comparada à sua conta bancária. Se você poupar dinheiro, sua conta terá mais e mais crédito. Por outro lado, se você gastar dinheiro e retirar do caixa automático, ele vai se acabar, mais cedo ou mais tarde, você ficará pobre, não vai sobrar nenhum dinheiro!


O mesmo acontece com nosso Karma (Carma), quero dizer: a ENERGIA que ele produz é o que temos no nosso “Banco do Karma”...hahaha Se você praticar boas ações, sua “conta de energia” estará em alta. Se você produzir má energia, através de suas más ações, terá que encarar os resultados disso. É bastante lógico, não acha? Você recebe EXATAMENTE os resultados de suas ações, nada a mais, nada a menos! Tão simples quanto isso!


Agora, deixe eu dizer o que acontece APÓS a morte – imediatamente após a morte, não 48 dias depois dela, como algumas Tradições insistem em dizer! Imediatamente após morrer, a chamada “Lei do Karma” contabiliza quanto de boa e má energia você produziu durante seu período de vida… Agora, é importante entender, então, por favor, preste atenção: A maioria das pessoas acha que a Lei do Karma leva em consideração SOMENTE o Karma (Carma) desta vida presente, mas isso não está correto!!! Ao Karma (Carma) que você produziu (bom e mau) durante ESTA vida, a Lei do Karma ADICIONA os Karmas (Carmas) de TODAS AS SUAS VIDAS ANTERIORES que ainda não produziram efeitos! Então, o que passa de uma existência para a seguinte é, na verdade o KARMA TOTAL produzido durante suas vidas prévias, MAIS os que foram gerados durante ESTA MESMA EXISTÊNCIA.


Você consegue ver agora o porquê de eu lhe dizer que aquele ensinamento no Facebook está errado? Não é algo tão simples, não é tão fácil como foi dito lá!! Bom Karma (Carma) = vai para o céu e Mau Karma (Carma) = vai para o inferno… Não… Não… Não acredite nisso!!


De acordo com o Ensinamento do Buddha (Buda), há SEIS REINOS, quer dizer – seis possíveis tipos de RENASCIMENTO que alguém pode ter após a morte, de acordo com o SOMATÓRIO DE KARMAS (CARMAS) que já mencionei. Os Seis Reinos da Existência é algo que pode ser facilmente encontrado com vasta literatura no Google, então, não vou desperdiçar seu tempo falando sobre eles...hahahah


O importante para você saber agora, é que a maioria das pessoas que produz UMA GRANDE QUANTIDADE DE BOM KARMA (CARMA), obtém o renascimento HUMANO!! O Céu, de acordo com o que o Buddha (Buda) ensinou, NÃO é o melhor renascimento que alguém pode ter! Renascendo como seres HUMANOS, é a ÚNICA chance que temos de alcançarmos o estado de Buddha (Buda), de NOS TORNARMOS UM BUDDHA (Buda) e nunca mais voltarmos a renascer sob forma alguma!


Então, em vez de desejar que seu filho esteja “no céu”, pense que ele agora renasceu neste mundo, como um lindo bebê que vai praticar um monte de bom Karma (Carma), vai ter o entendimento correto do Buddhismo (Budismo) e vai, finalmente, alcançar o estado mental do Nirvana e ser feliz para sempre… Este é o modo correto de pensar!! Então, POR FAVOR!!! Esqueça esse pensamento dualista de CÉU e INFERNO e deixe isso para os cristãos, porque isso, definitivamente, não é o que o Buddha (Buda) nos ensinou! Ok?


Bem, espero que isto tenha sido o bastante e lhe ajude, caso contrário, fique à vontade para fazer quantas perguntas achar necessárias!


Fique em Paz e protegida!





LET'S TALK ABOUT KARMA... (A letter to a woman that misunderstood what karma is about and asked for an explanation!)


HéZhang, Ellen!

Let me explain you about KARMA… People talk a lot about that and it is sometimes quite confusing to understand it, firstly because many of them mix the HINDU concept of karma with the BUDDHIST one! It´s not the same! Also, some Christian religions that became very popular in the West – the most known of them is called Kardecism and was founded by French man ALLAIN KARDEC also talks about karma in an even more cofusing way! All together, makes of karma a fascinating altough very especulative subject. So, let me try to clarify your idea, based on what THE BUDDHA himself taught us, Ok?

The first concept one has to let it vanish away is that karma means PUNISHMENT! Karma is not either punishment nor reward… It is simply ACTION done with intention! So, whatever action one does INTENTIONALLY, is called karma! So, all the deeds you do Unintentionally, like swallowing salive or yawning for example, do not produce anything, só, they´re NOT karma!


If karma is NOT punishment nor reward, what is it then? It is any intentional deed that PRODUCES A RESULT be it GOOD or BAD. The result, by itself, creates ENERGY that, of course is also good or bad… Good Karmas produce good energy and the bad ones produce bad energy.


The Buddha never used the words LAW OF KARMA but it is common to use this term in buddhist language, só, I am going to use it. The Law of Karma could be compared to your bank account… If you save more and more money, your account will have more and more credit. On the other hand, if you only spend money and withdraw it from the ATM, it is going to finish, sooner or later you´ll be poor, no money left!

The same happens to our karma, I mean: the ENERGY it produces is what we have in our “Karma Bank”… hahahah If you practice good deeds, your “energy account” is going to be very high. If you produce bad energy, through your bad deeds, you have to face the results for that. That´s quite logical, don´t you think só? You receive EXACTLY the results for your deeds, nothing more, nothing less! As simple as that!


Now, let me tell you what happens AFTER death – immediatly after death, not 48 days after it, as some traditions insist on saying! Immediatly after dying, the só called “Law of Karma” counts how much good and how much bad energy you produced during this lifespan… Now, that´s important to understand, só please, pay attention: Most people think the Law of Karma considers ONLY the karma of your present life, but that´s not correct!!! To the karma you produced (good and bad) during THIS life, the Law of Karma ADDS the karma from ALL YOU PREVIOUS LIVES that is still to produce results!! So, what passes to your next existance is actually the TOTAL KARMA produced along the previous lives, PLUS the ones you generated during THIS VERY SAME EXISTANCE


Can you see now why I told that that teaching on Facebook is wrong? It´s not só simple, not as easy as it´s said there!! Good karma = heaven and bad karma = hell… No… No… Do not believe in that!!!

According to what the Buddha taught us, there are SIX REALMS, that means – six possible kinds of REBIRTH one can have after death, according to the SUM OF KARMAS I´ve just mentioned.

The Six Realms of Existance is something you can easily find a vaste literature on Google, só, I´m not going to waste your time talking about that…. Hahahaha


The important thing for you to know by now is that most people who produce A LOT OF GOOD KARMA obtains a HUMAN rebirth! HEAVEN, according to the Buddha, is NOT the best rebirth one can get! Being reborn as a HUMAN is THE ONLY chance we have to attain buddhahood, the only real opportunity one has to BECOME A BUDDHA and never being reborn again in any form of existance!

So, instead of wishing that your child is “in heaven”, thing that he is now reborn somewhere in this world, as a lovely baby that will practice a lot of good karma, will have the proper understanding of Buddhism and will finally attain the mental state of Nirvana and be happy forever… That´s the correct way of thinking! So, PLEAAAAASE!! Forget about this dual thing of HEAVEN and HELL and leave that for Christians, because that´s definetly not the way the Buddha taught us! Ok?


Well, I hope this was enough and helpful, in case it wasn´t, feel free to ask me as many questions as needed!


Be well and protected!


Wù Hai Shifu

53 visualizações

Contatos:

(54) 3244-6027

dragaododharma@gmail.com

Endereço: 

Loteamento Alpes de São Francisco, Rua 3 - 401

São Franciso de Paula, RS - CEP: 95400-000

© 2020 

Criado por Gustavo Pavanello e Thairiny Silva

  • Templo Dragão do Dharma - Facebook
  • Budismo Brasil - YouTube
  • Budismo Brasil - Instagram
  • Twitter